MENSAGEM DO PAPA PARA A QUARESMA 2012
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_DRwa0rlbaAthyphenhyphenmB9_vGIQBYhQ4FTiokX5J96A0SMIbqNijduUwtZjzI8j8EcNkc_UnRTa-TgBvmq-0imwuZf0Yy9PL56jbrVo90pF82lyNIRgUfQpexbcUgh3ls6iypcbffO-zZyK9pW/s200/g_foto1_3553.jpg)
Vamos partilhar alguns trechos da mensagem do Papa para a Quaresma 2012. Esperamos que sirva como inspiração para a conduta de todo cristão durante estes dias.
"Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palvra de Deus, e dos sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum com a esperança de viver a alegria pascoal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado das Cartas aos Hebreus: "Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (Heb 10,24) (...) Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e atual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.
(...) Também hoje Deus nos pede para sermos o 'guarda' dos nossos irmãos (cf. Gn 4,9). Interesar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos as suas necessidades.
(...) Esta recíproca correção e exortação, em espírito de humildade e de amor, deve fazer parte da vida da comunidade cristã. A nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal. Tanto o pecado como as obras de amor possuem também uma dimensão social.
(...) Todos recebemos riquezas materiais ou espirituais úteis para a realização do plano divino, para o bem da Igreja e para nossa salvação pessoal.
(...) A Igreja, na sua sabedoria, ao reconhecer e proclamar a bem-aventurança e a santidade de alguns cristãos exemplares, tem como finalidade também suscitar o desejo de imitar suas virtudes. São Paulo exorta: 'Adiantai-vos uns aos outros na mútua estima' (Rm 12,10).
Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas (cf. Heb 6,10). Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e, de todo coração, concedo a todos a Benção Apostólica."
Papa Bento XVI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser."
Santo Agostinho